Mégara

A pólis de Mégara Nisea situava-se a leste do Istmo de Corinto e era delimitada pelo Golfo de Corinto a norte, pelos Montes Kithairon, Pateras e Kerata a leste – os quais separam a Megárida do território da Ática e da Beócia –, o Golfo Sarônico a sul, e o Monte Gerania a oeste, o qual divide o território de Mégara do de Corinto (Legon, 2005: 463).
Sua importância se faz presente na vida social de outras duas cidades gregas assentadas na Sicília: Mégara Hibléia, fundada por colonos de Mégara Nisea na costa oriental da Sicília, e Selinonte, uma sub-colônia, fundada por uma expedição que partira de Mégara Hibléia, que chamou um indivíduo de Mégara Nisea para conduzir a fundação.

Code: MGR
Actual name: Mégara
Original idiom name: Μέγαρα
Latin name: Megaris
Region: Grécia (Megaris)
Sítio Arqueológico: archaeological site 1
Longitude: 23,342777
Latitude: 37,994166

Media

Formas de ocupação da ásty > Manuseio da água: canais, cisternas, poços

Cisterna: como em todas as cidades, o suprimento de água é fundamental para a vida. Os reservatórios de água foram comuns em muitas cidades.

  • MERTENS, D.; Città e monumenti dei Greci d’Occidente.
Formas de ocupação da khóra > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares

Santuário de Zeus Afésios ("Propiciador de Chuva")
Trata-se de uma área sagrada escavada em Marmara, acima das rochas de Skiron.
Além de alguns blocos de pedra, cisternas e muros de terraço, não há nada preservado do complexo atualmente. O santuário consistiu em um pátio com um pequeno templo in antis e um complexo de edifício com várias salas de refeições anexadas a ele. As fotografias das escavações dos anos 1900 são a única documentação que podem dar uma idéia da forma do santuário (Goette, 2001: 311). Goette não informa sobre a datação do santuário.

  • GOETTE, H. R.; Athens, Attica and the Megarid: an archaeological guide.
  • HELLMANN, M.; L’ Architecture Grecque. 2. Architecture religieuse et funéraire.
Formas de ocupação da ásty > Grade urbana: acrópole, quarteirão, ágora, platéias, estenopes, orientação

Planta da pólis de Mégara e sua ligação com Niséia
Atualmente a cidade moderna faz parte de um dos quatro distritos da Ática. A cidade situa-se sobre as colinas gêmeas de Cária e de Alcathoo ambas de 300 metros de altitude. O sítio e as características físicas da pólis são relativamente bem conhecidos. As escavações identificaram a ágora, as stoaí, estradas e porções dos circuitos dos muros. A casa de fonte de Theagenes é o monumento sobrevivente mais conhecido. As divindades cultuadas eram Apolo, Ártemis, Atena, Deméter, Dioniso e Zeus Olímpio (Legon, 2005: 464-465; Torelli; Mavrojannis, 2002: 205-206).
Segundo Torelli (2005) no concerne a ideologia das realizações arquitetônicas religiosas, é fundamental compreender a transposição/disposição de edifícios religiosos entre as metrópoles e as colônias.
O oikista Pammilo teria efetuado um meticuloso transplante topográfico dos santuários da metrópole Mégara Nisaia em Selinonte respeitando, até mesmo, o deslocamento entre a acrópole e o planalto de Manuzza, o que atesta o caráter excepcional das colocações dos santuários de Selinonte. No caso do santuário de Malophoros, existe correspondência com a disposição das estruturas e práticas culturais dedicadas à Nisa, no porto de Mégara Nisea (Torelli, 2005: 8).
Observa-se uma relação de transposição ou replicação de estruturas e práticas cultuais entre cidade mãe e apoikia no santuário da acrópole de Selinonte. Os cultos praticados no Templo C, no Templo D e no Mégaron de Selinonte são atribuídos à Apolo, Atena e Deméter, respectivamente e os mesmos são localizados na colina de Alcatoo, em Mégara Nisea (Veronese, 2006: 519-520).
O santuário localizado na área extraurbana e próximo ao porto em Selinonte tem sido comparado com o santuário de Hera em Mégara Nisea e, por correspondência, alguns autores atribuem este templo do santuário de Selinonte à deusa (Veronese 2006: 505-508), endossando a hipótese de transposição/replicação de estruturas das metrópoles nas apoikias.
Em Mégara Nisea, Dionísio gozava de certo protagonismo. (Coarelli; Torelli, 1984:84). Na colina oriental de Selinonte os santuários E, F e G corresponderiam, também, a uma projeção de santuários existentes em Mégara Nisea. Os templos estão alinhados a poucas distancias um do outro. O templo F é o menor dos três edifícios da colina oriental e é consagrado ao deus Dionísio (Mertens 2010: 78).

  • TORELLI, M.; Architettura greca di Sicilia: il ruolo dell´ideologia.
  • HANSEN, M. H.; LEGON, R.; NIELSEN, T. H. (ed.); "Corinth" s.v.
  • TORELLI, M.; MAVROJANNIS, T.; Guide Archeologiche Grecia
  • VERONESE, F.; Lo spazio e la dimensione del sacro: santuari greci e territorio nella Sicilia arcaica
  • MERTENS, D.; L’Urbanistica della città greca.
  • TUSA, S.; Selinunte.
  • COARELLI, F.; TORELLI, M.; Sicilia - Guide Archeologiche Laterza.
  • RATHJE, A. (ed.); ANDERSEN, H. D. (ed.); HORSNÆS, H. W. (ed.); HOUBY-NIELSEN, S. (ed.); Urbanization in the Mediterranean in the 9th to 6th Centuries BC.
  • MERTENS, D.; Verso l’agorá di Selinunte.