Dion (Diestes)
Díon situa-se no sopé oriental do Monte Olimpo, no fim da planície da Pieria. A cidade antiga foi construída sobre uma posição dominante na estrada da Tessália para a Macedônia. Na Antiguidade a pólis distava somente 1,5 km da costa do Golfo Thermaico, o qual podia ser acessado por meio do rio Vaphyras – a ligação com o mar – localizado a leste da cidade . O território da pólis clássica era delimitado por Leibethra a sul, Pidna a nordeste e possivelmente por Phylakai a noroeste (Hatzopoulos, 2004: 800; Mackay, 1976: 276; Touratsoglou, 2004: 251). O nome da cidade deriva do genitivo Διός e expressa a ligação do lugar com o culto de Zeus, provavelmente devido a uma antiga festa chamada Dia, cujo nome, por sua vez, deriva do mês macedônio Δῖος (Kremydi, 2004: 19; Voutiras, 2006: 335).
O sítio de Díon compreende a área dos santuários, na planície aberta a sul, e da parte murada a norte, que ocupa um total de c. 43 hectares. A grade ortogonal do planejamento das ruas, que deixou um espaço aberto para a ágora, é contemporânea à construção dos muros datados do final do século IV a.C. Construídos provavelmente por Cassandro após 305 a.C., em época pré-romana, os muros tinham um perímetro retangular regular de c. 2,625 metros, cerca de dezesseis torres e um total de seis ou setes portas (Hatzopoulos, 2004: 801). A área sagrada da cidade é inteiramente extra-urbana e a sua extensão confirma o caráter de “cidade santa” de Díon, sugerindo a hipótese de um desenvolvimento independente do complexo situado dentro dos muros (Mari, 2002: 54, nota 2).
O antigo culto de Zeus Olímpio, aos pés do Monte Olimpo, adquiriu um renome muito além do nível local, tornou-se o culto nacional dos macedônios e foi usado como instrumento de propaganda política dos reis (Voutiras, 2006: 337 e 338).
Code: DIM
Actual name: Dion
Original idiom name: Δῖον / Δεῖον
Latin name: Dium
Region: Macedônia (Macedônia)
Archaeological site: archaeological site 1
Longitude: 22.467499
Latitude: 40.16861
Media
Relacionamento ásty e khóra > Estruturas entre ásty e khóra: muros, necrópoles, santuários.
Planta da cidade de Dion.