Samos

"Samos pertenceu a dodekapolis jônica e o povo de Samos tomou parte na Revolta Jônica em 499 fornecendo sessenta trirremes na batalha de Lade em 494 (...). O centro urbano de Samos permaneceu fortificado até os atenienses forçarem os sámios a demolirem seus muros em 439/8. Samos permaneceu uma ateichistos (cidade sem fortificação e sem muros) até 411 quando os atenienses tiveram que fortificar a cidade na pressa de impedir um ataque pelas forças do Peloponeso" (HANSEN; NIELSEN, 2004: 1097).

Code: SAM
Actual name: Vathi / Bathi
Original idiom name: Σάμος
Region: Ásia Menor (Jônia)
Archaeological site: archaeological site 1
Longitude: 26.974444
Latitude: 37.758056

Media

Formas de ocupação da khóra > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares

O elemento preponderante da khóra sâmio é o Heraion. Esse santuário é descrito por Heródoto como:
"um santuário maior do que todos os santuários que nós vimos, cujo o primeiro dos seus arquitetos foi Reco, filho de Fileu, um homem nascido na região.” (Heródoto, III, 60).
O Templo de Hera, principal elemento do santuário sofreu uma série de alterações. Seu primeiro registro data do tardio período micênico, porém foi durante o governo de Polícrates, tirano da ilha de 532 a 522 a.C, que o templo ganhou proporções história, tendo 155 colunas (24x9).

  • KYRIELEIS, H.; The Heraion at Samos
Formas de ocupação da khóra > Manuseio da água: canais, cisternas, poços.

Além do destaque dado por Heródoto ao Templo de Hera, outra construção é lembrada pelo autor como sendo uma obra memorável, o Túnel de Eupalinos, que exerce a função de aqueduto. Esse túnel possui mais de um quilômetro e é significativo por ser o túnel mais largo de seu tempo. O aqueduto além da sua função de tornar mais fácil o acesso a água, também podia ser utilizada em condições de guerra, por conta da sua condição subterrânea que o torna difícil de ser detectável, e portanto, defensável.

  • KYRIELEIS, H.; The Heraion at Samos
Formas de ocupação da khóra > Manuseio da água: canais, cisternas, poços.

Durante as escavações no Heraion, uma das áreas mais ricas em material orgânico foram os poços. Em uma das escavações foram encontrados três poços. Estes repletos de restos animais, provavelmente utilizados como oferenda e de objetos, em especial em cerâmica, que provavelmente também foram levados ao santuário com o intuito de oferenda.

  • KYRIELEIS, H.; The Heraion at Samos
Relacionamento ásty e khóra > Caminhos, ruas, portas nos muros

Como forma de acesso da ásty até o Heraion, havia em Samos uma Via Sacra que no século VI foi ampliada, tendo a partir de então 6 quilômetros, medidas estas monumentais. Durante a Via é possível encontrar vários objetos, provavelmente colocados com a função de oferendas.

  • DINIZ, S.; Os Santuários de Hera enquanto elementos do espaço políade,