Paros
Paros é uma das ilhas Cíclades, no Egeu, possivelmente povoada por colonos da Arcádia. Esta ilha possuiu diversos assentamentos (Naoussa, Oikonomos, Koukounaries), além do principal centro urbano, nos períodos Geométrico e Arcaico. No entanto, não há vestígios claros da relação de tais áreas habitacionais com o centro urbano do Período Arcaico em diante, e seu papel na formação de Paros como uma unidade política.
Code: PAR
Actual name: Paros
Original idiom name: Πάρος
Region: Grécia (Egeu - Cíclades)
Archaeological site: archaeological site 1
Longitude: 25.15
Latitude: 37.083333
Media
Formas de ocupação da ásty > Áreas residenciais
A acrópole de Koukounaries, em Paros, revelou muitos achados importantes para a compreensão da civilização Protogeométrica, entretanto, seus edifícios não possuem um caráter definido; ainda não há evidências concretas de que a casa do legislador seja um edifício público, ou privado.
- AINIAN, A. J. M.; Early Greek Temples: Their Origin and Function.
Formas de ocupação da ásty > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares
Temple of Hestia / Tholos (Prytaneum?) - Com datação de 400a.C a 376 a.C.
Restos do edifício foram encontrados entre o material reutilizado na torre do castelo veneziano. Hoje, o monumento é visível graças a Rubensohn, que demoliu parte da torre para trazer à luz o edifício antigo Foram encontrados dez eixos de coluna, que são semelhantes de várias maneiras, incluindo seu número incomum de flautas na Igreja de Agios Stephanos, perto da aldeia naxiana de Angidia. Pelo menos dois capiteis encontrados em outro local em Naxos pertencem a essas mesmas colunas.
Aparentemente, o edifício era o centro de um prytaneion (atestado por uma inscrição, e Héstia estava ligada às atividades políticas da cidade. Apesar disso, a localização original da instalação do templo ainda é desconhecida.
Santuário Hestia, reconstrução conjectural do plano
Reconstrução do Tholos associados ao templo de Hestia.
Reconstrução do templo de Héstia.
Naxos, a Igreja de Aghios Stephanos em Agidia. (Colunas originárias do templo de Héstia em Paros).
- FASTJE, H.; Der Rundbau von Paros.
- RUBENSOHN, O.; ‘Paros III’, 27.
- BERRANGER, D.; Recherches sur l'histoire et la prosoprographie Paros l 'époque achaique. Faculté des Lettres et Science Humaines de l'Université Blaise-Pascal, 1992; and Paros II - Prosopographie générale et historique étude du début de la période classique jusqu'à la fin de la période romanine.
- OHNESORG., A.; The Sanctuary of Hestia on Paros and its Possible links with Skopas. Skopas of Paros and his World.
- GRUBEN, G.; "Wandernde Saulen auf Naxos." In ΦωςΚυκλαδικόν, εις μνήμην του Ν. Chr. Stampolidis, 296-317.
Metodologia de pesquisa > Arqueologia do espaço
Localização dos Templos de Atena, Santuário Deliano e templos de Asclépio e Apollo na paisagem de Paroikia.
Localização dos Templos de Atena e Delion na paisagem
Paisagem de Paroikia em contato com o Santuário Deliano e o Templo de Atena
- RODRIGUES, G.; REPRESENTATIONS AND DISCOURSES ON THE CYCLADES ISLANDS AND PAROS ISLANDS: IN LOCO DATA COLLECTING
Formas de ocupação da ásty > Grade urbana: acrópole, quarteirão, ágora, platéias, estenopes, orientação
Mapa de Paroikia e seu Ambiente.
Mapa de Paroikia e seu ambiente.
Possível localização da acrópole e agora de Paros
Mapa de Paroikia atual com delimitação feita com base no mapa de Schiliard.
- MÜLLER, K.; Hellenistische Architektur auf Paros
- SCHILARDI, D.; Report II The 1973 Campaign.
- RODRIGUES, G.; REPRESENTATIONS AND DISCOURSES ON THE CYCLADES ISLANDS AND PAROS ISLANDS: IN LOCO DATA COLLECTING
Formas de ocupação da ásty > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares
Provavelmente o mais importante, e dominando a acrópole, por sua monumentalidade, datado de 530-520 aC, foi o templo de Atena (A), medindo 14,70 x 16,7m. Possuía uma porta de 6,06m de altura e 2,75m de largura. Associado a este templo, temos uma estátua monumental de Athena Promachos (agora exposta no Museu de Paros A91-A800.) - datada de 480-470, que ajuda a identificar o templo como sendo dessa divindade, embora alguns estudiosos questionem essa afirmação.
O templo estava orientado para o oeste em direção ao mar aberto, de acordo com Gruben, algo em comum com o templo de Naxos de Apolo, o Delion e o templo de Athena Poliouchos em Thasos. Além disso, existe um único 'deck de observação' no lado oeste. Segundo o autor, essa segunda orientação poderia demonstrar um olhar intrusivo sobreposto à orientação usual em direção ao mar. Haveria contato visual direto com seu khora? agora? - ambos ainda não determinados - mas pelas observações que fizemos em Paroikia, ainda é possível ver grande parte do interior da ilha na parte de trás de onde ficava localizado o templo.
Planta do que restou do templo de Atena em vermelho.
O castelo veneziano no Kastro e Templo A.
Fundações do templo de Atena adicionas ao Kastro e habitações.
Moldura da porta do templo A adicionada à parede da fortaleza veneziana.
Coluna adicionada à parede de uma residência.
Partes do Templo A adicionados ao altar da igreja de Katompiliani.
- GRUBEN, G.; Naxos Und Paros. Burgtempel A.
- BERRANGER, D.; Recherches sur l'histoire et la prosoprographie Paros l 'époque achaique. Faculté des Lettres et Science Humaines de l'Université Blaise-Pascal, 1992; and Paros II - Prosopographie générale et historique étude du début de la période classique jusqu'à la fin de la période romanine.
- RODRIGUES, G.; REPRESENTATIONS AND DISCOURSES ON THE CYCLADES ISLANDS AND PAROS ISLANDS: IN LOCO DATA COLLECTING
- ANGLIKER, E.; TULLY, J.; DAIFA, K.; KOURAYOS, Y.; The cult topography of Paros from the 9th to 4th Century BC: A summary in Angliker, Erica and Tully, John. Cycladic Archaeology and Research: New approaches and discoveries.
Formas de ocupação da ásty > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares
A construção parece ter ocorrido por volta da virada do século, talvez já na 1ª década do século 5 a.C. Sobre a localização do altar, se pode fazer apenas uma vaga especulação. O tamanho e a reivindicação do altar para o Templo de Atena (A) estão corretos. Mas todas as partes antigas são encontradas no Katapoliani. Isso, no entanto, seria explicável: com a habitual "abolição" de cultos antigos desde Teodósio, era do espírito da época dissolver o altar pagão o mais completamente possível e incorporá-lo à igreja. Pelo menos há uma possibilidade conclusiva de atribuir esse grande altar ao maior templo de Paros.
O datação pode basear-se em kymaties jônicas, astragais e palmeiras de canto, bem como colchetes em I, que desaparecem completamente em Paros no século V.
- OHNESORG., A.; Ionische Altäre. Formen und Varianten einer Architekturgattung aus Insel und Ostionien.
- RODRIGUES, G.; REPRESENTATIONS AND DISCOURSES ON THE CYCLADES ISLANDS AND PAROS ISLANDS: IN LOCO DATA COLLECTING
- ΑΛΙΠΡΑΝΤΉΣ,; Αλιπραντής, Θεολόγος Χρ Η Εκατονταπυλιανή της Πάρου / Θεολόγος Χρ, 1994.
Reconstituições > Reconstituições
Reconstrução da fachada do templo de Atenas (A).
- GRUBEN, G.; Naxos Und Paros. Burgtempel A.
Formas de ocupação da ásty > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares
Templos B e C.
Parede norte com elementos do Templo B e C associados à fortaleza Veneziana.
Perfil do pilar da porta (templo B).
Detalhe lateral de elemento do templo B.
Acima da moldura do templo A, se enxerga colunas dos templos B e C.
- BERICHT, Z. V.; Der Hekatompedos von Naxos und Der Burgtempel von Paros. AA. 1970.
- RODRIGUES, G.; REPRESENTATIONS AND DISCOURSES ON THE CYCLADES ISLANDS AND PAROS ISLANDS: IN LOCO DATA COLLECTING
Formas de ocupação da khóra > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares
O templo de Asclépio, datado do século IV a.C., localizado a sudeste de Paroikia, na costa, a sudoeste de Paroikia - além dos limites da área fortificada - a cerca de 1 km em linha reta do grande templo da acrópole, este conjunto, distante do mar de menos de 100 m, fica a cerca de 25 m acima do nível do mar. Asklépieion, e cerca de 35 m para a plataforma do santuário de Apolo.
Era um edifício retangular da ordem dórica e tinha duas stoas e um altar no centro. Localizava-se perto de uma nascente, ao lado da qual havia duas plataformas semicirculares feitas de mármore. Hoje restam apenas as suas fundações.
Além disso, a construção deste templo, segundo a arqueóloga Milena Melfi: a epigrafia encontrada aponta para a ocorrência de culto no quarto século a.C., tendo seu desenvolvimento principal originado de Atenas ou Thasos.
Planta do templo de Asclépio feita por Rubensohn.
Fundações de Asclépio vista do Nordeste durante a escavação feita por Rubensohn.
Vista das fundações de sudeste.
Lado norte das fundações. Na imagens é visível o terraço de Ascléplio e acima o de Apolo.
Fundações do templo de Asclépio, terraço abaixo do templo de Apolo
- MELFI, M.; Il Complesso Del Pythion-Asklepieion a Paro. Annuario della Scuola archeologica di Atene e delle missioni italiane in oriente (ASAtene).
- RUBENSOHN, O.; ‘Paros III’, Mitteilungen des Deutschen Archäologischen Instituts, 27. pp. 86-87. 1902.
- BERRANGER, D.; Recherches sur l'histoire et la prosoprographie Paros l 'époque achaique. Faculté des Lettres et Science Humaines de l'Université Blaise-Pascal, 1992; and Paros II - Prosopographie générale et historique étude du début de la période classique jusqu'à la fin de la période romanine.
- ANGLIKER, E.; TULLY, J.; DAIFA, K.; KOURAYOS, Y.; The cult topography of Paros from the 9th to 4th Century BC: A summary in Angliker, Erica and Tully, John. Cycladic Archaeology and Research: New approaches and discoveries.
Formas de ocupação da khóra > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares
Templo de Apolo - localizado a sudeste de Paroikia, na costa, a sudoeste de Paroikia - além dos limites da área fortificada - a cerca de 1 km em linha reta do grande templo da acrópole, no terraço superior, há cerca de 31 m do nível do mar, temos o templo de Apolo "Pythius". Durante suas escavações, Rubensohn encontrou uma inscrição (IG. XII 5, 171. 172), datada do período arcaico, no terraço superior e que aponta a dedicação a Apolo, no entanto, hoje ainda há um grande debate sobre a divindade adorada naquele lugar, porque nenhuma inscrição com esse epíteto, Pythius, foi encontrada, apenas em um local mais distante.
- MELFI, M.; Il Complesso Del Pythion-Asklepieion a Paro. Annuario della Scuola archeologica di Atene e delle missioni italiane in oriente (ASAtene).
- RUBENSOHN, O.; ‘Paros III’, Mitteilungen des Deutschen Archäologischen Instituts, 27. pp. 86-87. 1902.
Formas de ocupação da khóra > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares
O Santuário Deliano (extramural) - Com templo de Apolo, recebeu outro templo monumental no final do período arcaico. Um templo para Ártemis (500-490 a.C.) foi erigido sobre uma fundação de gnaisse no lado noroeste do santuário.
Localizado a cerca de 18 quilômetros da cidade principal, a nordeste, este templo de mármore é o mais antigo templo dórico nas Cíclades. Mediu inicialmente 9,50 x 6m e apresentava uma cella e pronaos com duas colunas em uma varanda que oferecia vistas diretas da ilha de Delos. A fachada oferecida acesso independente ao templo e uma visão completa de Delos. Dentro do templo estava a estátua colossal de Artêmis (2,74 m de altura), datando de 490 a.C. - 480 a.C., alojada hoje no Museu Arqueológico de Paros.
Primeira planta do Santuário Deliano feito por Rubenhson.
Reconstrução da fachada do templo de Artemis.
Cela do templo com a estátua de Ártemis
Reconstrução da lateral do templo
Reconstrução isometrica do templo.
Detalhe da reconstrução isometrica.
Altar, terraço e estátua de Artemis.
Fundação oriental da parede dianteira e da porta
Fundações do templo e suas escadas vistas de noroeste.
Templo e suas fundações vistas de sudeste.
Fundações da sacada do templo que guardava vista para Delos.
- OHNESORG., A.; SCHULLER, M.; Artemis Temple
- RUBENSOHN, O.; Das Delion von Paros
- ANGLIKER, E.; TULLY, J.; DAIFA, K.; KOURAYOS, Y.; The cult topography of Paros from the 9th to 4th Century BC: A summary in Angliker, Erica and Tully, John. Cycladic Archaeology and Research: New approaches and discoveries.
Formas de ocupação da khóra > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares
Templo de Archilochos - de localização exata desconhecida, mas que deveria estar nas proximidades da Igreja dos Três Ekklesies, a área mais central da ilha. Embora apenas alguns elementos do templo tenham sido encontrados, como a capital e algumas estelas de realif, ele permitiu a Ohnesorg datar o templo no século IV a.C., apesar de seu culto na ilha remontar ao século VI a.C. Segundo Clay, o poeta foi o primeiro a ser homenageado em sua terra natal, analisando o alívio de Totenmahl do século IV a.C., destacando a singularidade do culto, pois foi homenageado como herói e poeta, algo único no mundo.
Planta do templo de Archilochos
Reconstrução do templo de Archilochos.
Slab releif A759 com cena de um leão atacando um touro. Esta laje, juntamente com a laje A 758 - ...
- CLAY, D.; Archilochos Heros – The cult of Poets in the Greek Polis. Harvard University Press Cambridge, 2004.
- OHNESORG., A.; Der Doriche Prostylo Des Archilocheion. Naxos - Paros, vierter vorläufiger Bericht. Archäologischer Anzeiger, 1972.
- OHNESORG., A.; Der Doriche Prostylo Des Archilocheion. Naxos - Paros, vierter vorläufiger Bericht. Archäologischer Anzeiger, 1972.
Formas de ocupação da ásty > Muros e posicionamento das portas
Construção feita de pedregulhos, usada entre os século VIII-VI, com 50 m de comprimento. 2-2.50 de largura, 1 metro de altura.
Os pedregulhos foram colocados longitudinalmente, com dois metros de comprimento cada. O curso da parede seguiu as características geomorfológicas da região e podemos supor que circulou a área urbana em todas as direções. A partir do lado nordeste, na área de Kastrovouni, podemos traçar uma linha do muro com orientação noroeste a sudeste proveniente das áreas costeiras do norte da cidade antiga, onde a fortificação está completamente ausente.
Marcação em vermelho mostra o traçado da antiga fortificação.
Portão leste da antiga fortificação com Monte Notias em segundo plano.
Portão leste da antiga fortificação com Monte Notias em segundo plano.
- FARNOUX, A.; Archaiologikon Deltion 49
- SCHILARDI, D.; Report II The 1973 Campaign.
Formas de ocupação da khóra > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares
Templo de Atena e Apolo(?) - Descoberta em 1984, nas encostas meridionais de uma colina a noite da ilha de Paros, em Koukounaries, consiste no próprio templo e um recinto quadrado (7,00 x 7,32 m) identificado como um temenos. Práticas de culto na área antecederam a construção do templo. O temenos era originalmente destinado a atividades de culto hypaethral e hospedava o altar, uma estrutura retangular medindo 1,58 x 0,80 m, que, de acordo com Schilardi, foi construída sobre um altar geométrico anterior.
No plano, há uma cela do tipo oikos que preserva o limiar monolítico de uma monumental porta de duas folhas a leste. No interior, a base de mármore das duas colunas de madeira que suportava o teto foi encontrada.
Junto a parede norte fica as fundações do altar, onde foram encontrados restos de rituais, como ossos e cinzas. Abaixo do nível mais baixo foi localizado um altar circular do período geométrico. Também foram encontrados restos do período micênico.
Em volta do templo não há construções (área deve ter funcionado como uma ágora para reunir os cidadãos. A leste de Gathering Hall, em nível mais alto, foi encontrado restos de um prédio destruído, talvez um altar. Os itens votivos seriam destinados a Apolo. (Parceria entre os dois deuses era comum em Paros).
Plano do sítio de Koukounaries.
Plano do sítio de Koukounaries com o templo de Atena.
Monte de Koukounaries - norte de Paros.
Localização do templo de Atena abaixo, com vista para o interior da ilha.
Fundações do templo de Atena com seu altar e vista para a baia de Naoussa.
- SCHILARDI, D.; Koukonaries Paros - The excavations and History of a most ancient Aegean acropolis. Athens, 2016.
- MAZARAKIS, A.; Les sanctuaires archaiques des Cyclades. Rennes: Presses Universitaires de Rennes. p. 185- 187, 329-330
- ANGLIKER, E.; TULLY, J.; DAIFA, K.; KOURAYOS, Y.; The cult topography of Paros from the 9th to 4th Century BC: A summary in Angliker, Erica and Tully, John. Cycladic Archaeology and Research: New approaches and discoveries.
Formas de ocupação da khóra > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares
Sítio de Mandra, Despotiko (sudoeste de antiparos) -Templo se rearranjou e se tornou monumental na metade do século VI, abraçando ricas dedicações; O mesmo sofreu três fases de construção: 560-550 a.C; 540-530 a.C e 500 a.C: 1a Fase: sala a1 e a2 (nort part 1); 2a Fase: A3- A4- A5 (part sul) 3a Fase: Templo e alterado e toma a forma monumental com a colunata de mármore.
O Templo é associado a ilha de Paros pela proximidade, apenas 13 milhas náuticas de Paros, um dia de viagem a pé, por um istmo. Além disso, no local não há assentamentos de moradia. Há a similaridade de culto com Paros. Sua construção teria sido motivada pela perda de espaço de Paros em Delos e uma tentativa de se associar com a ilha sagrada.
Sua destruição pode ser datada no começo do século V a.C. (próximo ao cerco de Paros por Miltiades).
Istmo que conectava manda a antiparos.
Building A. side south, rooms A3 to A5
Fases de reconstrução do santuário.
Geometric scructures beneath the archaic building delta.
Estrutura semicircular vista de nordeste.
Reconstrução em perspectiva do prédio A.
Front of building a with doors and isometric reconstruction of building A
- DAIFA, K.; KOURAYOS, Y.; Les sanctuaires archaïques des Cyclades Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2017.
- DAIFA, K.; SUTTON, R.; KOURAYOS, Y.; Miltiades on Paros: New evidence from Despotiko: A summary in Cycladic Archaeology and Research: New approaches and discoveries . Archaeopress Archaeology, Oxford, 2018
- OHNESORG., A.; PAPAJANNI, K.; DAIFA, K.; KOURAYOS, Y.; The Sanctuary of Despotiko in the Cyclades 2001–2012.
Formas de ocupação da ásty > Grade urbana: acrópole, quarteirão, ágora, platéias, estenopes, orientação
Edifício Absidal - Na abside, os degraus de um auditório antigo foram instalados a uma altura de cerca de 2,5 m.
O mármore branco dos degraus é cristalino e entrecruzado com grandes listras cinzas.
Os degraus são feitos em uma peça, em contraste com os degraus compostos do antigo teatro de Paros. O topo dos degraus é dividido em três áreas: à frente, o assento médio de 33,5 cm de largura, com superfície lisa e dentada, atrás da passarela, recuada em relação ao assento de cerca de 1 cm, cerca de 42 cm de largura e uniformemente finamente apontado, A parte traseira do topo, no mesmo nível do assento, forma o suporte para o próximo passo.
Abaixo da placa do assento com aproximadamente 7,5 cm de altura, a frente é curvada aproximadamente parabólica, com as seções de perfil vertical dos estágios individuais diferem muito e mesmo no mesmo estágio são observadas flutuações significativas no curso da curvatura. A profundidade da garganta mede aproximadamente 8,5 cm. Os raios das diferentes filas de bancos mudam, portanto, em incrementos de cerca de 67 cm. A uma altura média do degrau de cerca de 33,5 cm, a razão de inclinação dos Koilons era de cerca de 1: 2.
Todos esses itens teriam pertencido a um teatro que, originalmente, estaria instalado na ágora de Paros.
- MÜLLER, K.; Hellenistische Architektur auf Paros
Formas de ocupação da khóra > Espaços funerários: necrópoles, enterramentos aleatórios
O antigo cemitério ocupou uma grande área localizada extramuros da cidade de Paroikia. No último quartel do século VIII a.C., um théké foi construído, para usar o nome dado por Heródoto (IV, 35) ao túmulo dos dois lendários No último quartel do século VIII a.C. era uma grande fossa trapezoidal de 6,90 m de comprimento e largura, a ΓΕ 1,20 m, a ΓΟ 0,75 m; sua profundidade atinge 0,52 m. Lajes de xisto foram usadas para sua construção. Lá, foram depositadas, em dois grupos cerca de cinquenta ânforas, contendo ossos queimados, lavados (?) e cuidadosamente arrumados dentro dos vasos; a boca de várias destas ânforas foi fechada com uma taça ou frasco, um dos quais era feito de bronze. Utilização desse Théké teria cessado no século VII em que paredes quase verticais foram levantadas acima. Elas eram baixos e dividiam o espaço. Essas paredes serviram ao mesmo tempo para as várias cerimônias em honra dos mortos, como ilustram as muitas ofertas encontradas no local, depositadas durante a celebração dessas cerimônias. Pouco a pouco, porém, esses compartimentos começaram a ser usados para enterros de crianças em vasos ou túmulos de rochas. As cerimônias fúnebres foram realizadas não só no thekè, mas também em todo o espaço, dividido, também, em compartimentos por paredes baixas; todos os tipos de ofertas, vasos ou terracota foram depositados ali. Os enterros foram, por vezes, em grandes vasos, entre os quais havia algum estilo ânfora de estilo Meliano do século VII a.C., reutilizados; e às vezes em pequenos sarcófagos de mármore, ou em túmulos de pistas dispostos em linhas paralelas, sempre em um espaço bem limitado pelas paredes baixas.
- ZAPHIROPOULOU, P.; Une necrópole à Paros. Nécropoles et sociétés antiques. Actes du Colloque International du Centre de Recherches Archéologiques de l’UIniversisité de Lille III. Naples, 1994
Museu > Objeto arqueológico
Objetos relacionados aos sítios de Paros.