Egira

Egira é uma cidade grega localizada na Acaia, no Peloponeso. As evidências arqueológicas da acrópole mostram o assentamento datando de forma mais ou menos contínua desde o período neolítico. Uma reavaliação das evidências da acrópole tem questionado a interpretação de que sua fundação data da segunda metade do século VII como um templo que Pausanias (7.26.5) atribui a Artemis e a Ifigénia, e também sobre a identificação de uma estrutura inicial do século VIII como um templo. Esta evidência é mais relacionada ao assentamento continuo. Os muros são certamente atestados em Egira pelo século II a.C., e seu circuito abrange uma parede da acrópole delimitando 35ha; investigações recentes sugerem que as muralhas da cidade existiram antes do período helenístico". (HANSEN,2004:479-80)

Code: EGR
Actual name: Aigera
Original idiom name: Αιγείρα
Region: Grécia (Acaia)
Archaeological site: archaeological site 1
Longitude: 22.352777
Latitude: 38.141388

Media

Formas de ocupação da ásty > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares

Não há achados no interior do Edifício "A" que possam comprovar o seu uso para práticas religiosas: a trípode poderia ser interpretada tanto como um presente oferecido ao "chefe" quanto um elemento do culto. Os indícios sugerem que a acrópole só teria assumido uma função sagrada, tornando-se um santuário, no séc. VII a.C., quando o templo foi construído. (Mazarakis Ainian, 1988:110)

  • AINIAN, A. J. M.; Early Greek Temples: Their Origin and Function.
Formas de ocupação da ásty > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares

Na acrópole de Egira estão localizadas duas construções - chamadas de Edifício ou " Templo A" e "Templo B" - que Mazarakis Ainian inclui em uma categoria de edificações da Idade do Ferro Inicial (1100-700 a.C.) denominadas "Casas de Chefe". Aí residiria o governante do assentamento que acumulava funções religiosas sendo que os rituais poderiam -por suposição- ser realizados em sua própria casa ou em frente dela. O tamanho avantajado em relação às demais casas, a construção "em antas" e os achados dentro do espaço indicariam a função desta casa. O edifício "A", datado entre os sécs. X e VIII a.C., uma construção modesta "em antas" foi interpretado como um predecessor do "Templo B" construído no séc. VII sobre parte das ruinas do edifício "A". Neste foi encontrada uma trípode de bronze do séc. IX. e, ao redor do edifício, havia várias construções interpretadas como residências de outros integrantes de uma camada hegemônica no sítio.

  • CICALA, L.; L’edilizia domestica tardo arcaica di Elea.