Asine

Asine , importante assentamento da Argólida,foi ocupado desde períodos pré históricos e destruido completamente por Argos c. 710 a.C. , de acordo com Pausânias . O autor descreve a partida dos habitantes de Asine para a Messênia onde teriam se instalado na Nova Asine, hoje denominada Korone (2.36.4-5; 3.7.4 ; 4.14.3). A arqueologia corroborou o relato de Pausânias evidenciando sinais de abandono de toda a área, de forma abrupta durante o seculo VIII a.C. Há documentação arqueológica que a situa como como um assentamento importante especialmente no período sub micênico e na Idade do Ferro Inicial. Asine foi construída ao redor de duas acrópoles e dispunha de um bom porto no Golfo de Argos, bem como uma planície para agricultura de aproximadamente 4 km2, o que a tornava independente em termos de recursos alimentares da planície argiva. Subsistem estruturas de defesa (muros) e de habitação apsidais similares às de Micenas e Argos.Os argivos promoveram a destruição de Asine em sua busca de domínio da planície argiva e o sítio só foi efetivamente reocupado em época helenística.

Code: ASI
Actual name: Asine
Original idiom name: Ἀσίνη
Region: Grécia (Argólida)
Archaeological site: archaeological site 1
Longitude: 22.874166
Latitude: 37.526666

Media

Formas de ocupação da ásty > Muros e posicionamento das portas

Planta geral do sítio e da cinta murada com traço do contorno sugerido (pontilhado)." Em Asine,escavações dividiram a área do sítio arqueológico em lotes numerados a partir da Colina Barbouna, onde se localiza o Templo arcaico retangular de Apolo Pythaeus. A leste da colina Barbouna, no Lote Karmaniola, resquícios de das estruturas absidais foram reveladas: os edifícios C e D . Na área sudeste do templo de Apolo, no lote Kapsorakhis,foram encontrados também vestígios de um edifício absidal, O Edifício S " ( Diogo de Souza, C. 2005: 122)

  • FREDERIKSEN, R.; Greek City Walls of the Archaic Period, 900-480 BC (Oxford Monographs on Classical Archaeology)
Formas de ocupação da ásty > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares

Vestigios de muros de edificio de forma absidal - Edifício C - do período Protogeométrico, sitio Karmaniola. " O Lote Karmaniola está a sudeste da Colina Barbouna numa área mais baixa do sítio de Asine,denominada " Cidade Baixa" e, aproximadamente 600m do Templo de Apolo no topo da Colina. Os dois edifícios absidais situados nesta área; Edifícios C e D, encontram-se contíguos." ( Diogo de Souza,C. 2005:122)
Dimensões:11.50/ 12 m de comprimento por 7.80/8 m de largura para as bases externas e 11/11.50 m de extensão e 6.62 e largura para as fundações mais internas( Diogo de Souza, C. 2005: 122-123)
Material associado: cerâmica , lareira.Na área externa estruturas funerárias, pithos com restos cerâmicos e ossos de animais. ( Diogo de Souza, C. 2005: 123-124)
_

  • AINIAN, A. J. M.; Early Greek Temples: Their Origin and Function.