Amathonte

Cidade localizada na ilha de Chipre que durante os séculos VIII e VII era dividida em reinos, sendo Amathonte a capital de um deles. Era uma escala importante para os comerciantes do leste do Mediterrâneo assim como um centro cosmopolita, frequentado por gregos, fenícios, judeus e egípcios. Amathonte situava-se entre o mar e uma cadeia de montanhas chamada de Troodos. Foram encontrados vestígios de ocupação datando do período neolítico (7000 - 4000 a.C.). Foram identificados vários vestígios de tempos históricos tais como necrópoles com tumbas monumentais e portas em pedra. É difícil delimitar todas as fronteiras do território principalmente em função das construções modernas.

Code: AMA
Actual name: Amathous
Original idiom name: Ἀμαθοῦς
Latin name: Amathus
Region: Chipre (Chipre)
Sítio Arqueológico: archaeological site 1
Longitude: 33,14111
Latitude: 34,714722

Media

Formas de ocupação da khóra > Áreas residenciais: vilas, fazendolas

Foram identificadas 39 propriedades rurais principalmente graças à cerâmica e ânforas. Os estabelecimentos mais antigos surgiram entre os séculos X e VIII a.C. ou seja da mesma época do estabelecimento da própria cidade. Dois deles foram abandonados em época clássica ou helenística e os outros foram reocupados em diferentes períodos mas especialmente entre os séculos VII e V a.C. Cinco são de época arcaica e sete de época clássica. No entanto é na época helenística que a ocupação da khóra se adensa com 17 sítios já implantados permanecendo ativos e outros 10 sendo criados. Isso muda em época romana quando ocorre uma estagnação.

  • AA.VV.,; L`espace grec. 150 ans de fouilles de l’École française d`Athènes.
Reconstituições > Reconstituições

Amathonte foi uma polis grega que teve ocupação desde época anterior à ocupação grega até o período cristão, passando por época romana. Isto talvez se explique pela sua posição geográfica muito estratégica, na ilha de Chipre.

  • AA.VV.,; L`espace grec. 150 ans de fouilles de l’École française d`Athènes.
Fronteiras > Marcadores: horoi, frúria, santuários, portos.

Reconstituição de máquina para a construção de píer (período helenístico)

Formas de ocupação da ásty > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares

O santuário de Afrodite foi construido sobre vestígios mais antigos de culto a uma deusa mãe. Esteve em funcionamento em Amathonte até o século II a.C. quando foi associado aos cultos de Isis e Sarapis. Posteriormente, no século IV d.C., juntamente com toda a cidade, esta área passou a ser espaço de cultos cristãos.

  • AA.VV.,; L`espace grec. 150 ans de fouilles de l’École française d`Athènes.
Formas de ocupação da ásty > Grade urbana: acrópole, quarteirão, ágora, platéias, estenopes, orientação

A parte urbana foi sendo construída durante um longo tempo. Passaram-se 950 anos desde a construção das primeiras necrópoles e de um embrião de muralha ao redor da acrópole até que sinais de uma verdadeira e consistente ocupação urbana começassem a surgir e ainda mais 200 anos para que a cidade atingisse seu apogeu.

  • AA.VV.,; L`espace grec. 150 ans de fouilles de l’École française d`Athènes.
migração > imagens banco antigo

/