Alexandria

Alexandria foi a capital do Egito durante a dinastia dos Ptolomeus assim como a maior cidade helenística e romana no leste do Mediterrâeno. Foi fundada por Alexandre, o Grande, que foi também responsável pelo planejamento inicial da cidade. A organização mais detalhada do planejamento urbano coube, no entanto, ao arqueiteto macedônio Deinokrates. A arqueologia em Alexandria é muito escassa e quase todo o conhecimento sobre a cidade vem de fontes textuais. Isso se deve ao fato de que a cidade antiga foi destruída e sobre o que restou foi construída uma nova e grande cidade a partir do século XIX o que também dificultou que fossem feitas campanhas de escavação. Boa parte da cidade também ficou submersa pela água do mar.

Code: ALE
Actual name: Alexandria
Original idiom name: Ἀλεξάνδεια
Latin name: Alexandrea
Region: Norte da África (Egito)
Sítio Arqueológico: archaeological site 1
Longitude: 29,924526
Latitude: 31,205753

Media

Formas de ocupação da khóra > Espaços funerários: necrópoles, enterramentos aleatórios

Como na maioria das cidades gregas, as necrópoles situavam-se em áreas externas aos muros. No caso da cidade helenística de Alexandria, muitos dos túmulos eram sofisticados e muito rebuscados do ponto de vista da arquitetura.

  • HELLMANN, M.; L’ Architecture Grecque. 1. Les principes de la construction.
Fronteiras > Marcadores: horoi, frúria, santuários, portos.

O porto de Alexandria foi extremamente importante em todo o período helenístico e romano, tanto para efeitos militares quanto mercantes.

  • HELLMANN, M.; L’ Architecture Grecque. 1. Les principes de la construction.