Cólofon

Uma das mais antigas e importantes cidades da Jônia. Sua riqueza era proveniente principalmente da fertilidade da terra e das habilidades de navegação de seus habitantes que eram em sua maioria ricos e viviam de maneira luxuosa. Além disso, eram conhecidos como guerreiros e cavaleiros nos séculos VIII e VII a.C. Apesar disso a cidade caiu sucessivamente sob domínio de persas e lídios até que na segunda metade do século VI a.C. passou definitivamente para o poder dos persas. A única evidência arqueológica que restou de Colofon, apesar do período de opulência dos séculos VII e VI a.C. foi um templo em Klaros. Durante o período romano a cidade se manteve independente.
O assentamento ocupava uma área formada por três montanhas e os vales entre elas. A área ocupada pelo centro urbano era em forma de triângulo e tinha 1 quilômetro quadrado. As muralhas eram fortificadas por doze torres semicirculares e deve ter sido construída no final do século IV a.C. Já o assentamento do período arcaico foi identificado em um monte que dava vista para a planície sudoeste em uma altura de 200 metros.

Code: COL
Actual name: Cólofon
Original idiom name: Κολοφών
Latin name: Colophon
Region: Ásia Menor (Jônia)
Sítio Arqueológico: archaeological site 1
Longitude: 27,196388
Latitude: 37,992499

Media

migração > imagens banco antigo

As ruínas encontradas em Cólofon não estão muito bem conservadas. Em relação à muralha, ao longo da qual se espalhavam 12 torres, acredita-se que tenha sido construída no final do século IV a.C. O assentamento inicial foi fundado em um monte que dava vista para a planície sudoeste e 200m de altura. Algumas das ruínas estão nos morros ao norte e alguns importantes restos arquitetônicos foram identificados pelas escavações realizadas pela Escola Americana de Atenas. Entre eles estão restos de ruas e casas, uma stoá construída no século IV a.C. e o templo de Deméter Antaia. Na stoá foram identificados locais destinados aos negócios oficiais e lojas

  • AKURGAL, E.; Ancient Civilizations and Ruins of Turkey.