Abdera

Abdera foi fundada por Teos em 544 a.C. como uma cidade costeira situada na margem esquerda do Rio Nestos do outro lado do estreito em frente a Tasos. Ficava em uma área pantanosa frequentemente inundada pelo rio. O território era fértil e portanto bastante explorado para agricultura. A pesca também era abundante e Abdera possuía um dos únicos ancoradouros naturais da região. Tudo isso contribuiu para que Abdera se tornasse rapidamente uma potência econômica assim como a maior cidade na costa norte do Egeu. Abdera manteve uma relação próxima com sua cidade mãe até tempos romanos inclusive compartilhando festivais religiosos. Apesar da região ter sofrido dramáticas modificações geomorfológicas desde a antiguidade até os dias de hoje foi possível resgatar restos de tempos clássicos e até arcaicos, como, por exemplo, restos de fortificações na área do porto, restos de um importante edifício público, casas e um cemitério.

Code: ABD
Actual name: Abdera
Original idiom name: Ἄβδηρα / Ἄβδηρος
Latin name: Abdera
Region: Trácia (Trácia)
Sítio Arqueológico: archaeological site 1
Longitude: 24,973054
Latitude: 40,933361

Media

Fronteiras > Marcadores: horoi, frúria, santuários, portos.

Planta geral do sítio. Podemos notar as relações espaciais entre os cemitérios, muralhas, ágora e porto. Temos a separação do espaço dos vivos e dos mortos por meio de uma muralha que coloca as necrópoles fora da ásty. Outra relação que notamos é a proximidade entre as áreas comerciais, a ágora e o porto.

  • FREDERIKSEN, R.; Greek City Walls of the Archaic Period, 900-480 BC (Oxford Monographs on Classical Archaeology)
Formas de ocupação da ásty > Áreas residenciais

Planta e reconstituição axonométrica da Casa C. (baseada em Lazaridis 1952, figura 27). Nestas duas plantas de residências nota-se o modelo típico da casa grega com um pátio interno que articula as várias áreas da casa. O que vem assinalado como prostas é uma varanda aberta que dá acesso à área mais reclusa da casa. E o andron com sua "antessala" é o local mais público onde os homens em geral recebiam visitantes. Ainda que esta seja uma parte estritamente masculina, pensa-se que ela era também usada pelas mulheres da casa quando não havia visitantes pois, muitos objetos femininos são encontrados durante as escavações neste espaço da residência.

  • NEVETT, L. C.; House and society in the ancient Greek world.