Síbaris

Síbaris é uma apoikia fundada por aqueus no final do século VIII a.C., no Golfo de Tarento, na Magna Grécia. Segundo as fontes textuais, seu oikista chamava-se Is e era de Helike. Síbaris foi uma cidade muito influente nesta região do Brécia, cidade muito rica pelo comércio e produção artesanal. Ficou famosa pela vida luxuosa que levavam seus cidadãos e pelo poder que exerciam sobre uma vasta região. Ainda assim, foi completamente destruída pelos Crotoniatas, de Crotona, em 510 a.C., por rivalidades entre essas duas grande pólis gregas. Depois de várias tentativas de re-estabelecimento da cidade, em 444 a.C., Túrio foi fundada como apoiai pan-helênica em seu território. (ver também Túrio). Sob dominação romana, no território de Síbaris e de Túrio foi instalada a cidade de Copia.

Code: SIB
Actual name: Síbari
Original idiom name: Σύβαρις
Latin name: Sybaris
Region: Itália (sul) (Lucânia)
Sítio Arqueológico: archaeological site 1
Longitude: 16,49111
Latitude: 39,715555

Media

Formas de ocupação da khóra > Estruturas de marcação da extensão do território

Toda a hinterlândia da Calábria meridional, com costa marítima no Mar Tirreno e no Mar jônio era motivo de disputa entre as várias cidades gregas ali instaladas: Régio, Lócris, Caulônia, Crotona, Síbaris Toda essa região contava com populações indígenas que, influenciadas pelos gregos, aderiam ou apoiavam uma ou outra pólis.

  • LOMBARDO, M.; Greci e indigeni in Calabria: aspetti e problemi dei rapporti economici e sociali
Formas de ocupação da khóra > Sistemas viários: vestígios, orientação.

A sobreposição de Síbaris, Túrio e Copia é amplamente atestada pela arqueologia. A extensão de cada cidade varia, sendo Síbaris entre as tres a que assumiu maior importância no conjunto de pólis da Magna Grécia.

  • LABECA,; Foto Acervo Labeca
  • FLORENZANO, M. B. B.; Relatório científico de viagem ao exterior
  • LONGO, F.; JANNELLI, L.; CERCHIAI, L.; The Greek Cities of Magna Graecia and Sicily.
Museu > Exposições e arquitetura

No sítio arqueológico de Síbaris/Túrio/Copia mantem-se um museu de sítio com os objetos encontrados pelas escavações arqueológicas locais.

  • FLORENZANO, M. B. B.; Relatório científico de viagem ao exterior
Fronteiras > Naturais: rios, topografia, mar

Os achado arqueológicos comprovam que a extensão da khóra de Síbaris ia dos rios Cratis até o Rio Síbaris, atual Coscile. Em direção ao Norte, Amendolara divide o território da antiga Siris e Síbaris. Em direção ao Sul, os limites entre Síbaris e Crotona não são claros e talvez por isso mesmo tenha ocorrido a disputa entre as duas cidades. Mas, a domínio e influência de Síbaris, para o interior, chegando até o mar Tirreno são atestados desde o século VIII arqueologicamente.

  • MERTENS, D.; Città e monumenti dei Greci d’Occidente.
  • LONGO, F.; JANNELLI, L.; CERCHIAI, L.; The Greek Cities of Magna Graecia and Sicily.
Formas de ocupação da khóra > Áreas residenciais: vilas, fazendolas

A área de Stombi é muito interessante pois aquiforam encontrados vestígios de residências datados do século V a.C., ou seja, depois da destruição de Síbaris por Crotona. No entanto, estes vestígios dizem respeito a uma única casa, portanto deveria estar na khóra de Túrio. Por outro lado, também foram encontrados muitos vestígios arcaicos, residenciais, e portanto do período em que esta área fazia parte de Sibaris. Da ásty de Síbaris ou seria já um bairro residencial periférico?

  • MERTENS, D.; Città e monumenti dei Greci d’Occidente.
  • GRECO, E.; Magna Grecia: Guide Archeologiche Laterza.
Formas de ocupação da khóra > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares

Em Francavilla Marittima havia um assentamento indígena onde os gregos de Síbaris edificaram um templo dedicado a Atena, ao final do século VIII a.C. Aqui foi encontrado um tablete de bronze dedicado à deusa por Cleombrotos, vencedor sibarita em Olímpia, com data do começo do século VI a.C. (Greco, 2008:205)

  • MERTENS, D.; Città e monumenti dei Greci d’Occidente.
  • GRECO, E.; Magna Grecia: Guide Archeologiche Laterza.
  • FLORENZANO, M. B. B.; Relatório científico de viagem ao exterior