Catânia

Catânia foi fundada praticamente ao mesmo tempo que Leontinos por colonizadores de Cálcis que com isso concretizaram a última etapa de seu projeto de expansão que visava o controle, principalmente comercial da ponta nordeste da Sicília. O local escolhido para instalação do assentamento era uma planície bastante fértil, fato este conhecido e comentado pelos antigos. Arqueológicamente falando, muito pouco sobrou da cidade antiga principalmente por causa de erupções vulcânicas e de ocupações contínuas até os dias de hoje. Sabe-se que a cidade grega ocupava uma colina bem protegida situada a oeste do centro da cidade moderna. Catânia ocupava um território privilegiado situado ao pé do monte Etna em uma zona irrigada, próximo a um curso de água e que continha um ancoradouro natural. Além disso, em função de seu posicionamento estratégico, Catânia ocupava papel de destaque no tráfego comercial regional.

Code: CAT
Actual name: Catânia
Original idiom name: Αἴτνα, Αἴτνη / Κατάνη, Κατάνα
Latin name: Cataonie
Region: Sicília (Costa Leste)
Sítio Arqueológico: archaeological site 1
Longitude: 15,084721
Latitude: 37,502777

Media

Formas de ocupação da ásty > Grade urbana: acrópole, quarteirão, ágora, platéias, estenopes, orientação

Planta da ásty mostrando os eixos viários e os principais edifícios.

  • LONGO, F.; JANNELLI, L.; CERCHIAI, L.; The Greek Cities of Magna Graecia and Sicily.
Reconstituições > Reconstituições

Reconstituição ilustrativa do anfiteatro romano

  • COARELLI, F.; TORELLI, M.; Sicilia - Guide Archeologiche Laterza.
Metodologia de pesquisa > Arqueologia do espaço

Visualização gráfica da distribuição dos locais de culto de diferentes divindades. Em Catânia a distribuição dos santuários no território pode ser atestada em um raio de 30 km com o ponto de penetração máxima sendo de 60 km. Não há uma grande quantidade de dados que permita estabelecer muitas relações entre posicionamento dos santuários e relevo mas a maioria dos santuários encontrados foi construída em locais baixos, aproximadamente 400 metros de altura. No entanto em comparação com outras cidades próximas, em Catânia foi possível atestar uma maior articulação com as divindades presentes.

  • VERONESE, F.; Lo spazio e la dimensione del sacro: santuari greci e territorio nella Sicilia arcaica
Museu > Objeto arqueológico

Estatuetas votivas do período arcaico dedicadas inicialmente a Zeus e Hera e posteriomente a Deméter e Koré. Estas estatuetas são provenientes de Chio o que mostra que Catânia era uma das (poucas) cidades que mantinha trocas comerciais com essa pequena ilha.

  • VERONESE, F.; Lo spazio e la dimensione del sacro: santuari greci e territorio nella Sicilia arcaica
  • CARRATELLI, G. P. (ed.); The Greek world: art and civilization in Magna Graecia and Sicily.
Formas de ocupação da khóra > Áreas residenciais: vilas, fazendolas

Área da expansão calcídica com indicações de propriedades situadas na khóra e assentamentos indígenas. As informações relativas ao período de ocupação grega são poucas em função da falta de vestígios arqueológicos. Note-se os assentamentos indígenas sob influência de Catania: Mendolito, Agirion e Assoro.

  • VERONESE, F.; Lo spazio e la dimensione del sacro: santuari greci e territorio nella Sicilia arcaica