Metana

"O território de Metana foi uma península vulcânica na costa sul do Golfo Sarónico (...), a península é separada do continente por um istmo de 1.200 metros de comprimento e 300 de largura. Foi uma base militar ideal e em 425 os atenienses ocuparam Metana e construíram uma muralha através do istmo. A paz de Nícias estipulou a restituição da península para os lacedemônios" (HANSEN, 2005: 611).
"A cidade estava na costa oeste da península, cobria uma área de 5 hectares no Período Arcaico e 8 hectares no Período Clássico. A acrópole estava protegida por um circuito defensivo trapezóide (...) Além do centro urbano havia dois assentamentos de segunda grandeza no lado leste da Península, um em Oga e o outro em Magoula" HANSEN; NIELSEN 2004: 611).

Code: MTN
Actual name: Methana
Original idiom name: Μεθάνα, ἡ
Region: Grécia (Argólida)
Sítio Arqueológico: archaeological site 1
Longitude: 23,349444
Latitude: 37,586666

Media

Formas de ocupação da khóra > Áreas de trabalho

L. Foxhall, H. Forbes e C. Mee realizaram estudos sistemáticos na península de Metana e um dos principais foi o " Methana Archeological Survey" . H. Forbes desenvolveu pesquisas na linha que denomina " Etnografia arqueológica" estudando as relações entre as populações atuais de Metana e a paisagem que experimentam no cotidiano. Assim como na antiguidade os atuais habitantes da península vivem em fazendolas e cultivam as suaves colinas de seu território plantando oliveiras e cereais. A ocupação mais antiga, desde épocas pré-histórica até a Idade do Ferro Inicial parece ter sido mais costeira do que interiorana.

  • FORBES, H.; Meaning and Identity in a Greek landscape An Archaeological Ethnography
  • FOXHALL, L.; Olive Cultivation in Ancient Greece: Seeking the Ancient Economy.