Euespérides

Euespérides recebeu este nome por ter sido a mais ocidental das cidades gregas fundadas na região denominada Cirenaica. Por localizar-se nas proximidades de uma laguna, que proporcionava um certo grau de fertilidade nesta área e a formação de uma espécie de oásis em meio ao ambiente semi-árido da costa do Golfo da Sirte, o seu nome remete também ao mitológico Jardim das Hespérides.
Não se sabe exatamente quando a cidade foi fundada, e se os seus colonos eram provenientes de Cirene ou de Barce. Achados cerâmicos datam as primeiras fundações no século VI a.C. e nas fontes literárias a primeira menção à cidade encontra-se em Heródoto (IV, 204), no contexto da expedição persa à Líbia em torno a 515 a.C.
A cidade se desenvolveu em duas fases: em um primeiro momento, no século VI a.C., na parte norte do sítio onde atualmente se encontra Sidi Abeid; e posteriormente ao sul, que se completou até o século IV a.C., no qual se insere a ampliação da muralha de VI século a.C. e a construção da ágora ao centro de uma área habitacional projetada com traçado regular.
No século III a.C., devido provavelmente a um alagamento da área que se estendia entre a cidade e o porto, os seus habitantes deslocaram-se para um sítio localizado 3 km a Oeste de Euespérides. Foi então refundada com o nome de Berenice (Steph. Byz. 164, 6–9), provavelmente em honra de Berenice II, filha de Magas, rei da Cirenaica, que em 258 a.C. esposou-se com Ptolomeu III e a Cirenaica foi anexada ao Egito (Justino XXVI, 3).

Code: EUE
Actual name: Benghazi
Original idiom name: Εὐεσπερίδες
Region: Norte da África (Líbia)
Sítio Arqueológico: archaeological site 1
Longitude: 20,087499
Latitude: 32,134999

Media

Formas de ocupação da ásty > Grade urbana: acrópole, quarteirão, ágora, platéias, estenopes, orientação

Nas áreas H e N, foram identificados vestígios de muralha e de fortificações. Um edifício situado no interior da muralha, datado no século VI a.C. e construído em eixo com esta, nos fornece uma data em torno ao século VI a.C. ou até mesmo antes, no século VII a.C. para a construção da cinta murária de Euespérides.

  • FREDERIKSEN, R.; Greek City Walls of the Archaic Period, 900-480 BC (Oxford Monographs on Classical Archaeology)
Formas de ocupação da ásty > Muros e posicionamento das portas

Através dos vestígios encontrados na parte Nordeste do sítio atualmente conhecido como Sidi Abeid, foi proposto um traçado hipotético para a muralha (na imagem, em tracejado), que estima-se ter envolvido no século IV a.C. uma área de 210 m2.

  • FREDERIKSEN, R.; Greek City Walls of the Archaic Period, 900-480 BC (Oxford Monographs on Classical Archaeology)