Festos

Festos situa-se sobre três colinas próximas à planície de Mesara e ao rio Yeropotamos, podendo-se dali avistar o Psilorítis (Monte Ida), a caverna sagrada de Kamares e as montanhas Asterousias a sul. As primeiras evidências de ocupação de Festos remontam ao final do período neolítico (final do 4o. e início do 3o. milênio a.C.). No início da Idade do Bronze, Festos foi a antiga capital da região sul e central de Creta durante o período palacial antigo e abrigou o palácio mais conhecido na ilha naquela época (La Rosa, 1992: 232). Estudos da cerâmica nos depósitos do assentamento demonstraram uma continuidade na ocupação de Festos do final do período minóico tardio III à Idade do Ferro (La Rosa, 1992: 235). Sobre a época arcaica, vestígios cerâmicos do período orientalizante, e da época arcaica em geral, são raros. Do final do século VI a.C. data uma inscrição sobre leis encontrada no leito de um canal de irrigação próximo à Chalara. Esta inscrição, mais antiga que o Código de Gortina, menciona propriedades de mãe e uma ágora. Provavelmente, esta ficava exposta em um prédio público e é uma importante fonte de informação sobre a topografia da Festos arcaica (La Rosa, 1992: 235). Os achados do período clássico são poucos: vasos, terracotas e moedas. O assentamento helenístico experimentou uma notável expansão, tornando-se tão grande quanto a cidade minóica. A área do palácio foi inteiramente coberta com casas, havia um recinto ou um templo de Apolo ou Asclépio e a cidade helenística foi cercada por um muro defensivo (La Rosa, 1992: 238).
Festos foi dominada por Gortina na segunda metade do século III a.C., cidade com que compartilhava sua fronteira. Essa pólis destruiu Festos no século II a.C. e a cidade nunca mais foi reconstruída. Em época romana, Festos não foi nada mais que uma khóra isolada om apenas algumas fazendolas (La Rosa, 1992: 238).

Code: FES
Actual name: Festos
Original idiom name: Φαιστός
Latin name: Phaistios
Region: Grécia (Creta)
Sítio Arqueológico: archaeological site 1
Longitude: 24,814166
Latitude: 35,051111

Media

Formas de ocupação da ásty > Áreas residenciais

No declive sudeste da colina, no bairro de Chalára, as escavações realizadas entre 1960 e 1964 revelaram numerosas residências, dispostas sobre terraços, pertencentes à última fase de vida de Festos, entre os séculos III e II a.C., a qual precedeu a destruição da área por Gortina (Torelli; Mavrojannis, 2002: 426).

  • TORELLI, M.; MAVROJANNIS, T.; Guide Archeologiche Grecia
  • NEVETT, L. C.; House and society in the ancient Greek world.
  • MYERS, E.; CADOGAN, G.; MYERS, J.; The Aerial Atlas of Ancient Crete
Formas de ocupação da ásty > Grade urbana: acrópole, quarteirão, ágora, platéias, estenopes, orientação

Durante o século VIII e VII a.C., o assentamento ocupou as três colinas (de oeste a leste: Christos Efendis, Colina Central e Colina do Palácio), onde se localizavam a cidade e o palácio minóicos. No início do século VI a.C. o assentamento desceu das colinas e foi estabelecido na planície. Muito provavelmente, a Colina Central, a mais alta das três (110 m) e a única fortificada durante as épocas subminóica/protogeométrica e geométrica, serviu como a acrópole da cidade (Hansen; Nielsen, 2004: 1180).

  • HANSEN, M. H. (ed.); NIELSEN, T. H. (ed.); An Inventory of Archaic and Classical Poleis.
  • FREDERIKSEN, R.; Greek City Walls of the Archaic Period, 900-480 BC (Oxford Monographs on Classical Archaeology)
  • MYERS, E.; CADOGAN, G.; MYERS, J.; ROSA, V. L.; "Phaistos"
  • MYERS, E.; CADOGAN, G.; MYERS, J.; The Aerial Atlas of Ancient Crete