I Simpósio Internacional do Labeca

Last update on 5 de Julho de 2013.

I Simpósio Internacional do Labeca

O I Simpósio Internacional do Labeca, denominado Khoríon – O espaço no mundo grego, realizado entre os dias 25 a 28 de junho de 2013, no Anfiteatro da História, foi um evento que reuniu diversos nomes da arqueologia mediterrânica para debater questões relevantes ao tema proposto.

Palestrantes brasileiros e estrangeiros discorreram sobre assuntos considerados chave para a discussão do espaço na Antiguidade grega: a malha urbana, a disposição de prédios públicos e arsenais militares na cidade, a importância das inscrições e fontes para entender a organização do espaço urbano, o papel das necrópoles e dos espaços sagrados na dinâmica das poleis da Grécia, Magna Grécia e Sicília.

Além disso, questões sobre o movimento dos gregos para o Ocidente, a fundação de cidades pelos mesmos e a delimitação física e simbólica da terra, assim como os contatos entre povos locais, foram objeto de atenção do debate; quatro dias muito produtivos, nos quais o Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga pôde também apresentar os resultados de suas pesquisas, assim como seu novo banco de dados unificado, o Nausitoo.

O Nausitoo, nomeado de acordo com a Odisséia, de Homero, foi apresentado em suas duas plataformas, a interna e a externa – esta, acessível a partir do site do Labeca. Além dos dados em si – imagens, termos, bibliografia, entre outros – a estrutura e as ferramentas do banco também tiveram destaque, no lançamento do Nausitoo, ocorrido no dia de abertura do simpósio.

Durante os quatro dias de Khoríon, houve uma exposição de pôsteres referentes aos projetos dos pesquisadores do laboratório, de iniciação cientifica a pós-doutorado, em frente ao anfiteatro. As atas do simpósio com textos completos das palestras e com as discussões serão publicadas até o primeiro semestre de 2014.

Agradecemos a todos os pesquisadores do Labeca por sua colaboração, assim como à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), ao Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), e à Universidade de São Paulo (USP), pelo apoio prestado para a realização do evento.

Próximo artigo

Artigo anterior