Tenos

Fundada por jônicos no X século a.C., Tenos está localizada próxima ao centro do arquipélago das Cíclades, a noroeste de Delos. A ilha prosperou muito nos períodos Geométrico e Arcaico, mantendo certa importância na era Clássica.

O primeiro assentamento urbano da ilha encontra-se na colina de Xomburgo, onde permaneceu nos períodos Arcaico e Clássico, até cerca de metade do século IV a.C., o novo centro urbano foi estabelecido onde é a cidade moderna, nos dias atuais. O sítio em Xomburgo possui vestígios de muralha e de um templo possivelmente dedicado à Deméter Thesmophoros, embora as principais divindades de Tenos sejam Poseidon e Anfitrite, cujo santuário principal era situado a 2.5km a oeste do novo centro urbano.

Code: TEN
Actual name: Tinos / Exomvurgo
Original idiom name: Τῆνος
Latin name: Tenos
Region: Grécia (Egeu - Cíclades)
Archaeological site: archaeological site 1
Longitude: 25.168054
Latitude: 37.577221

Media

Formas de ocupação da khóra > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares

Poseidon e Anfitrite eram consideradas as principais divindades cultuadas em Tenos, pois acreditavam que cegonhas eram enviadas pelo deus à ilha para ajudar no controle da população de serpentes no local. O complexo do santuário encontra-se ao longo da costa noroeste da capital moderna, isolado; antigamente, ficava a 2,5km do assentamento original, na colina de Xomburgo. Considerado um santuário extraurbano, possui estruturas de estilo dórico, além de motivos decorativos que remontam até o período Helenístico.

  • SCHODER, R. V.; Ancient Greece from the Air.
  • AA.VV.,; L`espace grec. 150 ans de fouilles de l’École française d`Athènes.
Formas de ocupação da ásty > Grade urbana: acrópole, quarteirão, ágora, platéias, estenopes, orientação

A ocupação do território em Tenos inicia-se na colina de Xomburgo, atualmente a 5km da costa da ilha; o local prosperou especialmente nos períodos Geométrico e Arcaico, dos quais provêm as principais estruturas encontradas no sítio. Há evidências de terraceamento e construção por entalhamento na pedra.

  • SCHODER, R. V.; Ancient Greece from the Air.
Formas de ocupação da ásty > Muros e posicionamento das portas

A colina de Xomburgo, com vestígios de muralhas, estradas, portões e torres, além de santuários antigos e modernos. Ao longo do tempo, as estruturas defensivas foram reaproveitadas; a principal muralha, de origem micênica, de 25m de largura e de construção ciclópica, foi reconstruída no período Arcaico, parcialmente por entalhe na pedra. A construção ciclópica envolve o uso de grandes blocos de pedra (no caso de Tenos, granito), sem o uso de argamassa para fixação - técnica comum aos micênicos.

Fora da muralha A, no terraço AA, foram encontradas tumbas do período Geométrico.

  • SCHODER, R. V.; Ancient Greece from the Air.
  • FREDERIKSEN, R.; Greek City Walls of the Archaic Period, 900-480 BC (Oxford Monographs on Classical Archaeology)