Cálcis

A história de Cálcis em seus primórdios não é muito conhecida. Sabe-se que sua fundação aconteceu por volta de 650 a.C. mas os eventos mais conhecidos datam de 506 para frente. Cálcis se envolveu em diversas disputas com diferentes aliados, especialmente Atenas, foi um dos membros originais da liga de Delos assim como teria participado da segunda batalha naval ateniense. Nas fontes de período clássico fala-se sobre cultos a Zeus Olímpio e a Atena. Evidências indicam que na metade do século IV a.C. Cálcis era uma cidade cercada por muralhas com uma ágora onde havia um monumento funerário. A acrópole ficava na parte sudeste da cidade e era protegida por um circuito de muralhas que media 2 km e que cercava uma área de 12, 5 Ha. Aparentemente havia vários ancoradouros naturais dos quais não restaram evidências. Cálcis esteve envolvida na fundação das apoikias de Naxos, Zancle, Cuma, Neápolis, Pitecusa e Régio. Não há praticamente nada que hoje seja acessível da cidade antiga inclusive porque o local foi completamente coberto pela cidade moderna.

Code: CAL
Actual name: Cálcis
Original idiom name: Χαλκίς
Latin name: Chalcis
Region: Grécia (Eubéia)
Archaeological site: archaeological site 1
Longitude: 23.590555
Latitude: 38.4625

Media

Fronteiras > Naturais: rios, topografia, mar

Vemos aqui uma vista aérea e um mapa da região de Cálcis na ilha de Eubéia, a segunda maior ilha grega, mostrando o famoso estreito de Euripos com apenas pouco mais de 40 metros de comprimento por sobre o qual foi construída uma ponte ainda no século V a.C. No estreito acontece um curioso fenômeno de reversão da maré que ocorre várias vezes por dia e que já na época intrigava Aristóteles e não foi adequadamente explicado até hoje. Cálcis ficava exatamente no estreito praticamente tocando o continente. Essa posição previlegiada fazia com que ela ficasse no cruzamento de várias rotas comerciais tanto marítimas quanto terrestres o que fez com que a cidade prosperasse rapidamente também em função de sua indústria de produção de bronze.
De acordo com M. Gras a ilha da Eubéia ,cujo primeiro nome foi Macris ( " a comprida") precocemente (séc. X) lintegrou-se `a vida do Mediterrâneo talvez pela presença de minas de cobre ( chalchos em grego, daí Cálcis) e de ferro. Dirigiram-se os habitantes das cidades da Eubéia `a Cilícia, `as planícies ao redor do Etna, do Vesúvio e ao Golfo de Nápoles em busca de terras vulcânicas portanto férteis.

  • SCHODER, R. V.; Ancient Greece from the Air.