Régio

Régio é uma apoikia fundada por Cálcis, provavelmente no século VIII a.C. Há registros textuais que apontam para a participação também nesta fundação de eubeus, e de messênios fugindo da primeira guerra messênia no Peloponeso. Régio ficava às margens do rio Halex, e seu território fazia fronteira com Lócris no mar Jônio e com Metauros no mar Tirreno. Régio era um dos únicos pontos de assentamento em local fértil no Aspromonte e há indicações de que estes eram explorados desde o século VII a.C. Em Serro di Tavola há um assentamento amuralhado que é interpretado como frúrion de Région a fim de controlar as vias para o interior e para o Tirreno. O culto extra-urbano de Héracles é atestado nas proximidades de Metauros bem como o culto de Deméter em Grufò Saline Ioniche. O território de Régio foi calculado por Vallet em c. de 1.000 a 1300 km 2. Mas, Régio é responsável pela fundação de Pyxous no Tirreno e portanto sua área de influência -sempre em competição com Lócris deve ter sido muito grande. (Hansen, 2004, 291)

Code: REG
Actual name: Reggio di Calabria
Original idiom name: Ῥέγιον / Ῥήγιον
Latin name: Regium
Region: Itália (sul) (Bruttium)
Archaeological site: archaeological site 1
Longitude: 15.650277
Latitude: 38.114444

Media

Formas de ocupação da khóra > Estruturas de marcação da extensão do território

Toda a hinterlândia da Calábria meridional, com costa marítima no Mar Tirreno e no Mar jônio era motivo de disputa entre as duas cidades Régio e Lócris- que fundaram postos militares avançados e outros assentamentos como Metauros, Hiponio e Medma. Toda essa região contava com populações indígenas que, influenciadas pelos gregos, aderiam ou apoiavam uma ou outra pólis.

Formas de ocupação da khóra > Estruturas de marcação da extensão do território

Metauros está localizado na nascente do rio Metauros/Petrace; é uma fundação de Régio de sorte a se contrapor a Lócris que havia fundado Medma e Hipónio. Mas, Metauros acaba passando para a órbita de Lócris no século VI a.C. (Gioia Tauro). Em Monacelli foram encontradas estruturas monumentais de área sagrada que relaciona a localidade a Lócris, muito semelhante ao templo de Marasà em Lócris e datado de meados do século VI a.C..Também em Terre della Chiesa há fortes indícios de influência lócria.
Medma e Hiponio possuíam estrutura de pólis enquanto Metauros era mais indígena e tinha uma estrutura de posto de comércio (empório). Segundo os especialistas, Metauros permanece na antigüidade como área de disputa entre estas duas pólis.

  • LOMBARDO, M.; Greci e indigeni in Calabria: aspetti e problemi dei rapporti economici e sociali
  • CORDIANO, G.; ACCARDO, S.; Ricerche storico-topografiche sulle aree confinarie dell'antica chora di Rhegion.ica chora di Rhegion.