Nichoria

Assentamento ocupado desde os séculos iniciais do II milênio na Messênia; em época micênica constitui-se em núcleo habitacional na órbita do palácio de Pilos, embora mantendo sua independência. Usufruía de localização privilegiada: situada em área elevada e protegida, a cerca de 2 km do Golfo de Messênia, na confluência de rotas terrestres que levavam ao sul do Peloponeso. Dispunha de rios adequados à instalação de um sistema de irrigação que, aliado a uma estação chuvosa importante, permitia o cultivo do linho, produto de exportação controlado pelo sistema palacial. Com o colapso deste sistema Nichoria se manteve como um pequeno centro local redistributivo e após curto abandono por volta de 1200 retomou o crescimento que gerou, entre 975-850 uma comunidade de cerca de 200 pessoas habitando pequenas casas apsidais agrupadas ao redor de uma grande estrutura de cerca de 10.5 m de comprimento. Tal padrão de ocupação permanece até a metade do século VIII quando é destruído pelo fogo.

Code: NIC
Actual name: Rizomylos
Original idiom name: Νιχώρια
Region: Grécia (Messênia)
Archaeological site: archaeological site 1
Longitude: 21.914167
Latitude: 37.002222

Media

Formas de ocupação da ásty > Áreas residenciais

Para Ainian a "Unit IV-1" teria sido uma "Casa de Chefe", local que acumularia funções políticas, religiosas e econômicas. Sua interpretação se baseia nas dimensões maiores do que as casas que a rodeiam, sua posição proeminente e pelos achados no interior.
A "Unit IV-1" teve duas fases construtivas: a 1a, datada do século X e a 1b, datada da segunda metade do século IX a.C., no final deste século foi destruída e teria sido substituída pela "Unit IV-5".

  • AINIAN, A. J. M.; Early Greek Temples: Their Origin and Function.
Formas de ocupação da ásty > Áreas sagradas: depósitos, templos, capelas, santuários, altares

A construção, denominada pelos arqueólogos "Unit IV-5" é uma das duas principais edificações do sítio de Nichoria; a outra foi chamada "Unit IV- 1" e foi destruída por volta do final do séc. IX, quando, então, a "Unit IV- 5" foi levantada a Oeste dela. Suas dimensões são c. 20.20 x 5.50m, orientada para o Norte, a datação proposta é c. 800-750 a.C.. Para Ainian a "Unit IV-5" teria sido uma "Casa de Chefe", local que acumularia funções políticas, religiosas e econômicas; a mesma interpretação valeria para a "Unit IV- 1".

  • AINIAN, A. J. M.; Early Greek Temples: Their Origin and Function.